Psicoterapia para Adolescentes

Psicoterapia para Adolescentes

Idade: 12 a 17 anos.

Duração de Sessão: 50min

Modalidade: Presencial (Unidade Morumbi) ou online.

Abordagem: TCC, Sistêmica, Cognitiva e Psicanálise.

Requisitos: autorização dos pais ou responsáveis.

Pagamento: Particular ou via reembolso pelo plano de saúde. Pix / cartão de débito ou crédito / pacotes em até 6x sem juros. Consulte nossos valores.

COMO FUNCIONA

Adolescer significa o luto pela perda de um corpo e um mundo infantil, que já lhe era tão familiar, para a entrada ao desconhecido mundo adulto.

A adolescência é uma fase de curiosidades, experimentações e muitas descobertas que acarretam em conflitos, inseguranças e sofrimentos internos e externos. É uma fase confusa e intensa tanto para o adolescente quanto para os pais. Quando não manejada, acolhida e instruída de maneira correta, os danos dessa fase podem se propagar para a vida adulta e comprometer as capacidades, competências e possibilidades da pessoa.

Acreditamos que o bom relacionamento e comunicação entre adolescentes e pais é de suma importância para o equilíbrio emocional da família. Quando a relação se torna muito difícil ou transtornos emocionais são instalados, procurar a ajuda de um psicólogo não deve mais ser adiada. 

No consultório, a maior procura por atendimento psicológico para adolescentes é feita pelos pais ou seus responsáveis, pois afinal, é no ambiente familiar que o conflito e suas consequências se manifestam, trazendo sofrimento, sentimento de impotência e muitas vezes desespero.

Existem casos em que os pais não sabem como agir diante de um filho adolescente. Nesta situação, a orientação de um psicólogo pode ajudar estes pais a atravessar melhor essa fase e construir um relacionamento saudável, baseado no amor e na confiança.

O diálogo entre pais e adolescentes deve levar os filhos a refletir sobre a vida, ajudá-los e orientá-los para que façam as próprias escolhas.

A psicoterapia para adolescente, parte do princípio de que o indivíduo está inserido em um mundo, ao qual passou a pertencer e deseja ter seu espaço, e, então, busca-se compreender as relações que foram estabelecidas ao longo de sua vida até chegar à fase da adolescência, para que lhe sejam dadas as ferramentas psíquicas necessárias para essa adaptação de forma mais equilibrada e saudável. 

A relação terapeuta-adolescente começa a ser estabelecida desde a primeira sessão, quando é esclarecido o contrato e, principalmente, assegurada a ele a questão do sigilo absoluto sobre o que for discutido nos atendimentos. A partir do momento em que o adolescente se sente seguro e passa a confiar no terapeuta, o processo psicoterapêutico passa a acontecer naturalmente.