Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

Idade: a partir dos 7 anos.

Duração de Sessão: 50min

Duração do processo: aproximadamente 8 sessões, incluindo a devolutiva.

Modalidade: apenas presencial (Unidade Morumbi)

Abordagem: Neuropsicologia.

Requisitos: autorização dos pais ou responsáveis, quando menores de idade.

Pagamento: Particular ou via reembolso pelo plano de saúde. Pix / cartão de débito ou crédito / pacotes em até 6x sem juros. Consulte nossos valores.

COMO FUNCIONA

O processo de avaliação neuropsicológica é feito apenas por psicólogos devidamente habilitados na especialidade.

A avaliação contempla, em média, oito sessões que inclui: anamnese com os pais, aplicação dos testes com o cliente, o relatório final e a devolutiva.  

Através da anamnese, o Neuropsicólogo, obtém informações detalhadas da história do desenvolvimento do cliente: início, frequência, intensidade e sintomas de suas alterações cognitivas e comportamentais, bem como o impacto em suas atividades cotidianas (ocupacionais, educacionais, sociais e pessoais), que afetam sua qualidade de vida.

A avaliação neuropsicológica é composta por uma série de testes comumente utilizados para avaliar e investigar todas as funções cognitivas e do comportamento do indivíduo: potência intelectual, atenção, memória, linguagem, funções executivas, habilidades motoras, aprendizagem e traços de alteração de humor como depressão e ansiedade, entre outros.

Para as crianças: é fundamental para o diagnóstico de transtornos de conduta e dificuldades de aprendizagem, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do  espectro autista (TEA), entre outros.

A incapacidade de fazer cálculos e de ler também podem ser diagnosticados neste tipo de avaliação.

Para os adultos e idosos: identifica mudança comportamental, existência de traumas, ansiedade, depressão, TDAH, esquizofrenia, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. 

Empresas: se utilizam da avaliação neuropsicológica para colaboradores que, decorrente de acidentes de trabalho, adquiriram sequelas ou alterações de comportamento e ainda para complementar o processo admissional do candidato.

O neuropsicólogo poderá encaminhar o cliente para o tratamento mais adequado, já que os resultados são correlacionados com os níveis esperados de funcionamento para a identificação dos padrões de forças e fraquezas individuais, compreendendo, assim, o funcionamento do cérebro do cliente.